Skip to main content

Santana do Ipanema, Alagoas, 28 de novembro de 2023

O LIINC – Laboratório de Inovação Inclusiva anuncia hoje o sucesso da Maratona de Inovação, que ocorreu de 24 a 26 de novembro em Santana do Ipanema, no sertão de Alagoas. O evento contou com a participação de 20 equipes, formadas por mais de 100 estudantes da rede pública de ensino e profissionais de educação de Santana do Ipanema e cidades vizinhas.

O LIINC, que antes se chamava Circuito Alagoano de Startups, mudou de nome para refletir a sua nova missão: promover a inovação e a inclusão através de ideias criativas com moldes de startup. A mudança se deu porque o projeto cresceu e passou a realizar vários eventos com diferentes demandas.

O evento foi organizado no formato Zero to Hero, com 43 horas de imersão durante três dias. Os participantes foram acompanhados por mentores de São Paulo, Ceará, Paraíba e Alagoas.

Um dos principais resultados da Maratona de Inovação foi a mudança de mentalidade entre os participantes em relação à solução de problemas de forma criativa e inovadora. “Nunca fui tão bem acolhida, isso aqui é algo bem família”, disse uma das participantes que venceu o 2º lugar na categoria Educação. Um dos desafios enfrentados na organização do evento foi a gestão do tempo, pois há muitas atividades que precisam ser bem organizadas.

Outra implicação positiva do evento é que os participantes saíram com ideias de soluções para problemas, o que com um pouco de insistência pode render projetos duradouros e com bons resultados reais ao serem aplicados.

O LIINC planeja realizar novas edições da Maratona de Inovação em outras cidades de Alagoas. O evento começou em Santana do Ipanema, já teve edições em Maceió, Palmeira dos Índios, Arapiraca e Delmiro Gouveia, e esta última do ano não podia deixar de ser em Santana do Ipanema.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Santana do Ipanema, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Secretaria de Estado do Planejamento, do Desenvolvimento e da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e da Neurônio – Ativação de Negócios e Causas.

Para saber mais sobre o projeto, veja o perfil de Instagram @liincados, onde você encontrará fotos, vídeos e informações sobre as próximas edições da Maratona de Inovação.

Mario Martins

Empreendedor há 17 anos, mentor de negócios digitais há 5 anos. Acredito que startups e a inovação inclusiva, são ferramentas poderosas para o desenvolvimento econômico e social do mundo em que vivemos.

Deixe uma resposta