Skip to main content

Delmiro Gouveia, 23 de outubro de 2024 – Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade de Delmiro Gouveia sediou a Maratona de Inovação Educação, um evento que reuniu 49 participantes entre alunos de graduação, professores e futuros educadores. Promovida pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Computacional (LIINC), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), a maratona integrou o Circuito Alagoano de Inovação (CADI).

O evento, realizado no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do Sertão, aconteceu durante o Simpósio de Inovação Pedagógica e Tecnologias Educacionais (SINPETE). A iniciativa contou com o apoio institucional da UFAL e da Neurônio, reunindo participantes de diversas cidades como Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Inhapi e Maceió.

As equipes, compostas por perfis multidisciplinares, desenvolveram soluções inovadoras para a educação, sob a orientação de sete mentores experientes. Dentre as propostas, destacam-se:

  • SaaS para produção simplificada de aulas gamificadas;
  • Uso de tecnologias imersivas para a criação de aulas mais dinâmicas e engajadoras;
  • Metodologia de workshops para conectar pais, alunos e comunidade escolar.

“A Maratona superou nossas expectativas! O entusiasmo e a criatividade dos participantes foram contagiantes”, afirmou o Prof. Hermani Magalhães, Coordenador do LIINC. “As soluções apresentadas demonstram o potencial da inovação para transformar a educação em nossa região”.

Ao final do evento, dez equipes apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora. As equipes “Equipe 3” e “AMA – Assistente de Metodologia de Aula” foram as grandes campeãs, seguidas pelas vice-campeãs “Workshop Fortalecendo Laços” e “NexEdu App”.

O sucesso da Maratona de Delmiro Gouveia reforça a importância de iniciativas como o CADI, que buscam promover a inovação na educação, especialmente em regiões fora dos grandes centros, democratizando o acesso ao conhecimento e fomentando o desenvolvimento local.

Mario Martins

Empreendedor há 17 anos, mentor de negócios digitais há 5 anos. Acredito que startups e a inovação inclusiva, são ferramentas poderosas para o desenvolvimento econômico e social do mundo em que vivemos.

Deixe uma resposta